Curso de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas relativas aos Povos

Indígenas, Quilombolas e Tradicionais e suas Infâncias

 

   

   O Núcleo de Estudos da Infância e da Juventude, vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília/UnB, torna pública a abertura do processo seletivo de candidatas e candidatos para o início das fases do percurso para o Curso de aperfeiçoamento em Políticas Públicas relativas aos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais e suas Infâncias, com oferta nacional, na modalidade à distância, no âmbito do Projeto “Fortalecimento de garantia do direito à vida e redução da violência contra criança e adolescente no Brasil”, Projeto BRA/18/024.

 

1. PARCEIROS 

.. Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- FE/UnB

.. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - SNDCA/MDHC

.. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD

.. Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - ENS/ENDICA

.. Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM/UnB

.. Intermediação: Fundação de Apoio à Pesquisa - FUNAPE

 

2. PUBLICAÇÕES DE INTERESSE:

.. 15.4.2024 – Resultado do processo seletivo Edital NEIJ/CEAM nº 1/2024 - Lista de aprovadas/os 

.. 8.4.2024 - Comunicado 2 - prorrogação de prazo de inscrição (questões de ordem técnica)

.. 1.4.2024 – Comunicado 1 - prorrogação de prazo de inscrição

.. 16.3.2024 – Instruções para inscrição / manual passo a passo - Inscrições no site da Comunidade ENDICA

.. 16.3.2024 - Edital de abertura NEIJ/CEAM nº 1/2024 - Processo Seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento

.. 28.3.2024 – Resultado final Edital Funape nº3/2024 – Seleção de mediadoras/es e supervisoras/es

.. 23.2.2024 – Edital Funape nº3/2024 – Seleção de mediadoras/es e supervisoras/es

 

3. APRESENTAÇÃO:

   O Curso de Aperfeiçoamento em Políticas Públicas relativas aos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais e suas Infâncias busca a produção de conhecimento, o fomento a pesquisas, o desenvolvimento de iniciativas para minoração das vulnerabilidades e violações, intervenção didática interdisciplinar e a qualificação de agentes cuidadoras/es e educadoras/es das esferas pública e civil e demais interessadas/os na atuação e atendimento à infância etnica-culturalmente diversificada.

   A demanda ora assumida por meio do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM/UnB em parceria Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - ENDICA e apoiado pelo Núcleo de Estudos da Infância e Juventude - NEIJ/UnB, procura contribuir para estruturação de políticas públicas socioeducativas em diversos níveis no contexto da infância e juventude dos povos originários e comunidades tradicionais.

 

. Coordenadora Geral: Patrícia Cristina da Silva Pinheiro - CEAM/UnB

. Coordenador Adjunto: Assis da Costa Oliveira - CEAM/UnB

 

. Carga horária: 345 horas

. Número de vagas: 1.000 vagas

. Modalidade:

  .. EAD: 8 disciplinas / 180h
  .. híbrido: seminário / 20h
  .. presencial: vivência / 145h

 

 

4. PÚBLICO ALVO:

. INTERNO: Discentes de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, docentes e técnicos administrativos.

. EXTERNO: Indígenas, Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais; agentes públicos do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, incluindo conselheiros e conselheiras tutelares e de direitos, rede socioassistencial e de saúde, professores das redes públicas municipais, estaduais e federal; agentes públicos do Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Tribunal de Justiça do Estado, Justiça Federal.

 

5. EIXOS DE ATUAÇÃO:

  a. Eixo da Promoção - O Eixo da Promoção é composto por quem participa de redes que executam políticas públicas de:
    . educação, segurança e saúde;
    . assistência social;
    . lazer, cultura e esporte; * Organizações da Sociedade Civil que atuem nessas área.

  Estão no Eixo da Promoção profissionais que atuam no:
    . sistema socioeducativo, CREAS e CRAS;
    . professoras/es da rede pública e privada;
    . profissionais de saúde que atendam diretamente crianças e adolescentes;
    . servidoras/es públicas/os dos órgãos de formulação de políticas públicas para a infância e adolescência.

  b. Eixo de Defesa -  O Eixo de Defesa é composto por:
    . Instâncias do Poder Judiciário;
    . Ministério e Defensorias Públicos;
    . Advogadas e Advogados;
    . Conselhos Tutelares em conjunto com Organizações da sociedade civil (que em seu ato de formação estabeleçam ações voltadas para a fiscalização do cumprimento das leis de proteção e enfrentamento de violações de direito).

  c. Eixo de Controle - o Eixo de Controle é composto por:
    . Conselhos de Direito - Que formulem, supervisionem e avaliem Políticas Públicas, em conjunto com os representantes de governo.

 

 

6. ESTRUTURA DO CURSO

 

MÓDULOS

 

DISCIPLINA

 

Carga horária

 

DOCENTE

RESPONSÁVEL

Módulo

I

Unidade 1. Concepções plurais de infâncias: subsídios teórico-metodológicos

20h

Adriana Fernandes Carajá e Silvana Nascimento

Unidade 2. Referenciais Históricos e Teóricos sobre os Povos Indígenas e suas Infâncias no Brasil

20h

Marize Vieira de Oliveira e Lívia Gimenes Fonseca

Unidade 3. Referenciais Históricos e Teóricos sobre os Povos e Comunidades Quilombolas e Tradicionais e suas Infâncias no Brasil

20h

Maria Páscoa Sarmento de Sousa e Elisabete Martinho de Araújo

 

Módulo

II

Unidade 4. A universalidade dos direitos e as diversidades: fundamentos jurídicos dos direitos e das políticas públicas

20h

Maria Lucia Pinto Leal e Benedito Rodrigues dos Santos

Unidade 5. Políticas públicas e direitos relativas às infâncias indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais

20h

Estela Scandola e Tatiane Martins Gomes

Unidade 6. Atendimento culturalmente adequado de crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais: ferramentas metodológicas e práticas às políticas públicas

20h

Ana Radig Morais e Alcineide Moreira Cordeiro

 

Módulo III

Unidade 7. Vivências étnicas no contexto urbano e os desafios de suas infâncias para acesso às políticas públicas

30h

Eni Carajá Filho, Hudson Bruno Cares Carajá e Marcos Júlio Aguiar

Unidade 8. Cosmovisões, Mulheres e Ancestralidades Indígenas: contribuições para (re)pensar o bem viver das infâncias

30h

Meyriane Costa de Oliveira, Kerexu Takuá e Zitah Oliveira

 

Módulo VI

Vivências Interculturais nos Territórios Étnicos

145h

Clarice Santos; Patrícia Pinheiro; Assis Oliveira e demais docentes

 

Módulo

V

Seminário Final

20h

Clarice Santos; Patrícia Pinheiro; Assis Oliveira e demais docentes

 

 

 

 

7. CRONOGRAMA PREVISTO

 ==

 

UNIDADES

 

DATA INÍCIO

 

Módulo I

 

Unidade 1

 

15/abril/2024

 

Unidade 2

 

29/abril/2024

 

Unidade 3

 

15/maio/2024

Módulo II

 

Unidade 4

 

05/junho/2024

 

Unidade 5

 

19/junho/2024

 

Unidade 6

 

03/julho/2024

Módulo III

 

Unidade 7

 

17/julho/2024

 

Unidade 8

 

07/agosto/2024

 

 

 

8. EQUIPE

Adriana Fernandes Carajá - UFMG/Paris 8 Saint Dennis

Alcineide Moreira Cordeiro - UnB

Andrielle C. M. Mendes Guilherme - Observat. dos Povos Originários e suas Infâncias - Violes/PPGPS/SER/UnB

Ana Radig Denne Lobão Morais - NEIJ/UnB

Assis da Costa Oliveira - CEAM/UnB

Benedito Rodrigues - NEIJ/UnB

Clarice Aparecida dos Santos - UnB

Daniela Fávaro Garrossini - UnB

• Elisabete Martinho de Araújo - Associação Maylê Sara Kalí

Eni Carajá Filho - Rede de Articulação de Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes - RENIU

Estela Marcia Rondina Scandola - Secret. de Saúde de Mato Grosso do Sul / Escola de Saúde Pública

 

Givania Maria da Silva - Associação Nacional de Pesquisadoras e pesquisadores Negras e Negros - ABPN

• Hudson Bruno Cares Carajá - Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais

Kerexu Takuá - Observat. dos Povos Originários e suas Infâncias - Violes/PPGPS/SER/UnB

Lara Cavalcanti Amorim - Observat. dos Povos Originários e suas Infâncias - Violes/PPGPS/SER/UnB

• Marcos Júlio Aguiar - Rede de Artic. Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes–Inst. Social Cultural Brasil

Maria Lúcia Pinto Leal - UnB

Marize Vieira de Oliveira - UFF/SME Duque de Caxias-RJ

Meyriane Costa de Oliveira – UFRN

Patrícia Pinheiro - UnB

• Silvana Jesus do Nascimento

Tatiane Martins Gomes  - UFMS

 

 

 

 

9. CONTATO

  .. e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

10. Acesso ao Portal ENDICA (área de login): https://ens.mdh.gov.br/index.php/login