O Plano de Atividades do NEIJ/CEAM para o biênio 2014-2016 tem como diretrizes:

a) promover a multidisciplinariedade com outros núcleos, outras universidades, seja no Distrito Federal, nacional ou em âmbito internacional, com instituições do governo (federal e local), e a sociedade civil.
b) entender a questão da criança, não apenas no contexto nacional, mas transnacional e de forma multidisciplinar;
c) ter uma voz política, acadêmica e concreta sobre a infância;
d) criação de um colegiado como estratégia para fortalecimento do NEIJ e de suas ações;

Na reunião de criação do Colegiado foram definidas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além das publicações e representações políticas.

1. Formação
Será trabalhada por meio da elaboração de um curso de pós-graduação especialização-lato sensu, e a participação na formação de professores que vão atuar no sistema socio-educativo – SINASE em parceria com UNESCO, MEC, UnB;

2. Pesquisa
Será criado o Grupo de Pesquisa do NEIJ no CNPq, composto por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, visando apoiar as suas respectivas pesquisas /teses de mestrados e doutorados, TCC que veem sendo desenvolvidas.

Será realizada ainda, a pesquisa “Municipalização da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à ESCA/2011 – no Distrito Federal – Matriz/DF, com o apoio da SDH/PR-Gab. Dep. Érika Kokay.

3. Extensão
Montagem de uma instalação sobre a população em situação de rua, como desdobramento da Escola de Formação Permanente para o Protagonismo do Movimento Nacional da Popualação em Situação de Rua a ser coordenado pelo professor Fernando Villar, do IDA.

4. Publicações
Serão elaborados 02 Cadernos do NEIJ, cujo o tema será objeto de discussão na reunião com representantes das comissões, no próximo colegiado, em 2014.

5. Representação do NEIJ em espaços políticos
O NEIJ por meio do seu colegiado estará participando dos espaços políticos em defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescente sempre que se fizer necessário. Ele já faz parte dos seguintes fóruns políticos: Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual; Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente – CDCA; ECPAT/Brasil; CONANDA; Outros.

6. Site
Será reelaborado um novo site do NEIJ com designer e conteúdos atualizados, sob a responsabilidade do TI do CEAM. Terá ainda uma rede de sites parceiros, dentre outras novidades.